sexta-feira, 4 de março de 2011

CUIDADO COM OS RAPAZES!

Pedro Baltazar apresentou a sua candidatura para o Conselho Directivo do Sporting. Como candidato a Presidente da Mesa da Assembleia Geral surge Pedro Santana Lopes.

A generalidade dos sportinguistas (senão a totalidade…) criticou, e critica, o abandono de José Eduardo Bettencourt pouco tempo depois de ter sido eleito com 90% dos votos, não esquecendo, porque foi (formalmente…) o primeiro presidente remunerado.

Também a generalidade dos sportinguistas fala no fim de um ciclo, na necessidade de rever os erros de gestão dos últimos anos do chamado projecto Roquette (até os candidatos Godinho Lopes e Dias Ferreira…).

Não deixa, pois, de ser espantoso que uma lista que se reclama como “uma lufada de ar fresco” seja constituída por um ex-administrador da SAD e por o primeiro presidente do clube da era Roquette.

À semelhança de Bettencourt, também Santana Lopes abandonou o clube, depois de uma gestão absolutamente desastrosa do ponto de vista desportivo e financeiro, por causa de um remoto congresso do seu partido.

Todos dizem “o Sporting é o nosso grande amor” mas, sem por em causa o sportinguismo de Santana Lopes, a sua cor preferida não é o verde mas o laranja…

Da sua passagem pelo clube não ficou grata memória, e da sua passagem por cargos governativos e pela Câmara Municipal de Lisboa recordamos mais as facilidades e apoios financeiros concedidos ao clube do outro lado da segunda circular para construir o seu estádio…Em contraponto com os 18 milhões que o mesmo município ainda não pagou ao Sporting e o estado em que estão os arruamentos contíguos ao Estádio José Alvalade, que mais parecem o Iraque…

De facto, quando surgiu o projecto Roquette, o programa, as pessoas, parecia uma lufada de ar fresco no bafiento futebol português.

No seu primeiro discurso como presidente do clube, Santana Lopes, já ao seu melhor estilo de menino-guerreiro, garantiu: ”Acabou-se a brincadeira!”.

Aos ouvidos dos sportinguistas parecia música celestial.

Afinal, a música foi mais do género dos famosos concertos para violino de Chopin, 25 anos depois, a “brincadeira”, infelizmente, está muito longe de acabar e os rapazes com quem era preciso ter cuidado ainda andam por aí…

MSS

OS ÚLTIMOS 28 ANOS

Godinho Lopes apresentou-se na passada 2ª feira como candidato a presidente do Sporting.

São de reter 2 afirmações: a de que fez parte dos últimos 28 anos do Sporting e a de que tem um projecto capaz de agradar à banca…

Começando pela primeira, de facto, ao fim de 28 anos o clube está na sua pior situação financeira de sempre (passivo de cerca de 300 milhões de euros), o estádio (cuja autoria reclama ) , revela os seus erros de concepção, como o fosso, a relva, a sua dimensão desadequada à realidade (entre outros aspectos que serão alvo de uma crónica própria), o ecletismo sobrevive no limbo sem um pavilhão, o número de sócios pagantes é o mais baixo de que há memória, a equipa de futebol – a trave mestra do clube – vive a sua maior crise de sempre, tendo ganho 2 títulos nacionais nestes precisos 28 anos, e, por fim, a desmotivação e desmobilização dos sócios e adeptos é total!

Quanto à segunda questão, julgava-se que a candidatura se apresentava a quem vai votar - os sócios - mas pelos vistos devem ser os bancos…

Só que pode haver alternativas ao fatalismo destes 2 bancos em que os membros dos órgãos sociais do clube se confundem com os membros dos órgãos sociais dos bancos, seja em pessoa, seja noutro tipo de relações…

Basta os candidatos negociarem com outros bancos. É o que as pessoas e as empresas fazem quando um banco não lhes dá as melhores condições, mudam de banco!

Como disse o Dr. Eduardo Barroso, e muito bem, na passada 2ª feira na TVI, não podemos ceder à chantagem eternamente repetida na comunicação social, de forma pouco clara e manipuladora, de que há uns eleitos que são os únicos que merecem credibilidade junto da banca e podem negociar (mais uma vez ...)  a dívida. E que não há alternativa ao rol de notáveis, sujo único programa se resume na sua pública aparição.

Há, de facto, alternativas, várias candidaturas que se perfilam em alternativa à sucessão dinástica destes últimos anos.

 É o que as pessoas e as empresas fazem quando um banco não lhes dá as melhores condições, mudam de banco!

Quem quiser prosseguir nesta senda, sabe bem o que fazer, vote Godinho Lopes e em todos os que estão na sua lista e estiveram ou ainda estão ao comando do clube. Os resultados dos últimos 28 anos estão à vista e falam por si.

No mesmo programa da TVI, Manuel Serrão disse, com alguma ingenuidade e humor, que se pudesse votava em Godinho Lopes, pois era o melhor para o Porto. Acrescentou que se em vez de Pinto da Costa tivesse lá os senhores da lista de Godinho Lopes, o clube estaria por certo falido…

Já Fernando Seara, com menos ingenuidade e muito menos humor, jogou a sua cartada, a qual prosseguirá naquele programa até ao acto eleitoral. Mas da sua cartada só saem Duques. Nem ternos, nem quadras, nem quinas. Só Duques e senas maradas.

SPORTING SEMPRE!
MSS