sexta-feira, 25 de março de 2011

SPORTING SEMPRE!

Termina hoje esta campanha e foi um privilégio e um prazer ser candidato aos órgãos sociais do meu clube, deste grande clube, e participar activamente nesta candidatura.

Não queria deixar de saudar todos os restantes candidatos e apoiantes desta lista e, correndo o risco de me esquecer injustamente de alguém, salientar em primeiro lugar o Eng. Vieira Sampaio, espero que futuro Presidente do Conselho Fiscal, que foi quem me trouxe para aqui e apresentou o Bruno.

Em segundo lugar todos os membros do Movimento Sporting Sempre, do qual fui co-fundador, e que tanto fizeram por esta candidatura.

Uma palavra também para o Frederico Carmo, que foi um grande Director de campanha, numa luta desigual, por vezes sem regras, mas que soube ultrapassar as dificuldades, levar o barco a bom porto e fazer o melhor momento da campanha de todas as candidaturas: A apresentação de Van Basten!
Uma palavra ainda para todos os que me acompanharam nas visitas aos núcleos: Inácio, Daniel, João e Miguel Sampaio, Virgílio, Rui Vinhas da Silva, Horácio, João Trindade, Victor Ferreira, Carlos Vieira, Ricardo Aragão Pinto, Natário, Ricardo Pina Cabral, Luis Rasquete, João Fialho, Miguel Lopes, Luís Pereira, Vieira Sampaio, Paulino Coelho e o Miguel Morais.

Por fim, umas palavras para o Bruno: Antes de mais parabéns por ter possibilitado e conduzido esta candidatura. Qualquer que seja o resultado eleitoral já ganhou, já ganhámos todos, porque agitámos um Sporting amorfo e, nas palavras do Rui Vinhas da Silva, devolvemos o sonho, a esperança a todos os sportinguistas.

E isso foi feito com um programa, com ideias, com uma excelente equipa, um projecto para o futebol, uma solução financeira e o apoio e entusiasmo dos sócios por todo o país. Numa campanha pela positiva. Sem ofender, sem insultar, sem difamar ninguém, sem mentir, sem desonestidades intelectuais, nem manipulação grosseira de uma comunicação social que deixa muito a desejar.

Recordo, a este propósito a ida a Coimbra, ao mítico Café Brasil, e de ler alto uma frase em destaque da biografia de Nélson Mandela (será que é credível? …Mandela? África? Isso não é longe? Terei de mostrar a frase?...) que saiu nesse dia com o jornal e que era qq coisa como: “desde cedo aprendi a ganhar sem necessidade de desonrar o meu adversário”.

Mas foi adversários que tivemos? Não resisto a mais uma citação, desta vez de Churchill (terá credibilidade? Disse mesmo isto? Onde é que está o registo?...): uma vez no parlamento com um jovem deputado conservador, que apontou para a bancada trabalhista e lhe perguntou: ”então ali está o nosso inimigo?”, ao que Churchill respondeu “não, ali está o nosso adversário, o nosso inimigo está aqui do nosso lado”.

Foi de facto uma tristeza esta guerra entre irmãos sportinguistas (no meu caso, irmãos mesmo…), isto não é o Sporting como bem salientou o Prof. Daniel Sampaio.

Bruno, amanhã, caso vença como espero, não se esqueça que mais importante do que saber perder é saber ganhar, não lhe peço para perdoar nem esquecer enquanto pessoa, mas como Presidente desta nobre instituição peço, sim, para seguir em frente, afirmando-se como o Presidente de todos os Sportinguistas, porque o que se passou nesta campanha negra é uma brincadeira ao pé da batalha de dia 27 em diante, e se quiser mesmo mudar o Sporting e lutar de igual para igual com os nossos adversários não se pode perder em guerras internas e ajustes de contas.

A todos, cordiais Saudações leoninas

VIVA O SPORTING!

Rui Morgado

terça-feira, 22 de março de 2011

YOU'LL NEVER WALK ALONE

ARTUR AGOSTINHO
25 de Dezembro de 1920 — 22 de Março de 2011